quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Café com leite


 
 
 
Bom dia

 

O meu blog não estava abandonado, andava apenas desabitado, esperando algo novo.

Tem sido tempo de muitas emoções, umas boas, outras ruins, mas são muitas emoções, como diria o rei...

Escutei uma frase parecida com o que vou dizer, uma frase curta, mas com bastante profundidade e significado, aí vai ela:

-Quando rotulamos as pessoas, esquecemos de olhar as pessoas por trás dos rótulos. Como elas realmente são, boas ou ruins.

Estou sentada , vestindo pijamas,  tomando uma caneca gigante de café com leite e vendo o DVD da Shakira, essa realmente sou eu.  Óbvio que minha essência não se resume a isso, mas é um bom quadro de mim. Não pela imagem formada, mas justamente porque é nesses momentos que fluem as idéias mais sensatas que tenho.

Desde pequenos aprendemos a dar rótulos às pessoas. Por exemplo, logo que chegamos ao mundo, já nos dizem, essa é a sua mãe, esse é o seu pai, sua avó, avô, irmãozinho, tia, tio e por aí vai.

Com os anos aprendemos o significado de outros rótulos: amiga, amigo, namorado, namorada, marido, esposa, chefe, colega, professor,  é uma lista sem fim.

Mas eis que surge o questionamento, quantas vezes paramos para enxergar a pessoa que existe por trás do rótulo? A pessoa, pura e original.

Poucas...

E o problema começa aí!

Porque começamos a criar expectativa em cima dessas pessoas e do que elas significam para a gente. Formamos uma imagem, que na maioria das vezes, não é a real. E não estou dizendo quem está certo ou errado, não é esse meu foco, estou simplesmente investigando como funciona a minha cabeça e talvez a sua, que também lê este texto.

Não sei se ouvi de alguém ou se foi um pensamente que veio a minha cabeça alguma vez, mas lembro de um conselho que diz para não esperarmos muitas coisas de ninguém, assim teremos menos chance de nos decepcionar e teremos mais chances de nos surpreender.

Mas como é difícil fazer isso...

Estou começando a pensar em pedir perdão a algumas pessoas que rotulei ou prejudiquei, indiretamente ou diretamente. Acho que esse sentimento pode ter a ver com o espírito de Natal.

Mas voltando ao assunto de emoções, acho que elas andam demais, tenho saudade de um tempo de mais tranquilidade e equilíbrio emocional, se é que ele existiu... é... não sei se existiu ou foi eu que rotulei alguma coisa mais uma vez. Mas já me senti mais rotineira em outros tempos. Eu gosto de rotina. Ela quer dizer que as coisas andam mais calmas, seguras e previsíveis. Quem me conhece e está lendo deve estar se perguntando: A Vanessa rotineira? Tem sempre mudanças na vida dela! O tempo todo!

Mas posso dizer, que as mudanças as vezes são necessárias para que a nossa rotina preferida continuar.

 

Nunca usé un antifaz
Voy de paso
Por este mundo fugaz

No pretengo parar
¿Dime quién camina
Cuando se puede volar?

Mi destino es andar
Mis recuerdos
Son una estela en el mar

Lo que tengo, lo doy
Digo lo que pienso

(Gitana, Shakira)

Nenhum comentário: